Primeiramente, você sabe o que é um estêncil? Se não, vou te explicar. Você se lembra daqueles brinquedos de quando éramos criança que um papel vinha cortado e os buracos formavam uma imagem? Daí você pegava o papel com buracos, colocava sobre um outro papel e pintava os buracos e a imagem iria sair no outro papel colorida. Aqui vai uma imagem pra ilustrar:

Agora você se pergunta por que eu estou colocando isso daqui no meu blog, não é? Bom, estêncis podem ser usado tanto em paredes e papel quanto em roupas, é só você comprar a tinta certa. E além dessa utilidade vocês podem usar estêncis para decorar o quarto de vocês, que nem eu fiz com o meu.

PREPARANDO O ESTÊNCIL

A primeira coisa que você vai precisar para fazer um estêncil é a imagem que você pretende usar. Entretanto, para usar tal imagem para fazer o estêncil ela terá que sofrer algumas modificações.

Escolha uma imagem, salve-a e abra-a no Photoshop da sua escolha.

Agora você vai digitar alt+shift+ctrl+B. Esse controle vai deixar a imagem preto e branca (outro jeito de fazer isso é ir em image > adjustments > Black & White). Sua imagem tem que estar assim:

Agora que você já deixou sua imagem em preto e branco, vá de novo no Image > Adjustments  e clique em Threshold e depois ajuste-o até a sua imagem ter um equilíbrio de branco e preto e a figura apenas com essas duas cores ser reconhecível.

Agora que a sua imagem está assim, é só você pegar o lápis do Photoshop e ir pintando de preto as partes onde existem granuladinhos de branco dentro da parte preta. É válido também você passar a borracha nas partes muito finas, que você não vai conseguir cortar.

Quando sua imagem estiver parecida com essa daí você vai consertar as ilhas fazendo uma ponte. Aposto que você deve estar se perguntando o que diabos é isso, calma, irei te explicar. A parte que você irá cortar e que ficará um buraco, para a tinta poder passar, vai ser o que está em preto. Mas o que acontece é que algumas partes em branco estão cercadas totalmente pelo preto, logo, se a imagem estiver no meio de um monte de preto e o preto todo vai ser cortado, o branco que deveria ficar para formar a imagem vai ser cortado. Por isso nós fazemos a ponte.

Para identificar as ilhas, eu uso uma técnica bem simples: uso o balde na parte em branca ao redor da imagem com uma cor bem destacada. As partes em branco que não ficaram da mesma cor que você usou serão ilhas.

Agora que você localizou as ilhas, está na hora de fazer as pontes. Fazer pontes é muito simples, basta você apagar um pedacinho do preto, fazendo uma conexão entre a parte branca e a parte colorida.

Tudo pronto e lindo, agora é só deixar o fundo da imagem em branco. A sua imagem deveria ficar mais ou menos assim:

FAZENDO ESTÊNCIL NUMA CAMISETA

Você vai precisar de:

  • Camiseta
  • Acetato ou qualquer plástico grosso (pode até usar chapa de raio-x)
  • Tinta especial para tecido
  • Pincel de cerda dura
  • Estilete.

Primeiro você irá imprimir a imagem que você quer usar como estêncil e então irá colocá-la embaixo do acetato e ir cortando o acetato com o estilete contornando as partes pretas da imagem.

Quando o acetato estiver devidamente cortado, vista a camisa e veja, no espelho, qual posição você quer que o estêncil fique. Para pintar a camiseta, é aconselhável colocar bastante jornal dentro da camiseta, para a tinta não vazar pro outro lado.

E agora é hora de pintar: use o pincel, com tinta, para pintar, fazendo movimentos de cima para baixo (só assim ficará bom). Agora é só esperar secar e você já pode usar a camiseta!

FAZENDO ESTÊNCIL NUMA PAREDE

 Fazer um estêncil na parede é basicamente a mesma coisa que fazer estêncil numa camiseta. Você irá cortar o acetato de acordo com a imagem escolhida, mas a  tinta que você vai usar é tinta em spray (as que usam para fazer grafite) e, além disso, vai usar uma cola em spray.

Quando você já tiver recortado, é só borrifar a cola em spray e colar o acetato na parede onde você quer o desenho fique. Agora é só pegar a tinta em spray e borrifar, usando um papelão nas laterais para a tinta não respingar fora do estêncil.

Pronto, seus estêncis estão prontos. Desse jeito dá pra customizar camisetas ou deixar o seu quarto cheio de imagens legais, frases, etc. Espero que vocês achem isso daqui útil.🙂 Até mais.